Saltar os Menus

Notícias

1 de Outubro de 2010

Comemorações do Centenário da República

No âmbito da Comemorações do Centenário da República, o Arquivo Distrital de Setúbal disponibiliza um conjunto de livros produzidos pelas seguintes administrações de concelho: Alcochete, Almada, Grândola, Moita, Santiago de Cacém e Seixal.

Este conjunto de livros, num total de 28, contém registos de nascimento, casamento, óbitos e legitimações, cujas datas extremas vão de 1879 a 1911.

Os registos contidos nos referidos livros, foram produzidos ao abrigo de um decreto de 28 de Novembro de 1878 do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, o qual dispunha, entre outros matérias, que o registo civil para os súbditos portugueses, não católicos, começaria a ter execução a contar do 1º de Janeiro de 1879, cabendo, em cada concelho ou bairro, ao respectivo administrador do concelho as funções de oficial do Registo Civil, elaborando os registos respeitantes aos cidadãos do seu concelho.

Em 1911, depois da implantação da República, e com a criação do Registo Civil, este passa a deter a competência do lançamento dos referidos registos.

A referida documentação pode ser consultada em digitarq.adstb.dglab.gov.pt.

Esta notícia foi publicada em 1 de Outubro de 2010 e foi arquivada em: Geral.