24 de Janeiro de 2023
Intervenção de conservação em documentos
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no âmbito do projeto “Intervenção de conservação em documentos retirados de acesso que se encontravam em avançado estado físico de degradação no ANTT e em alguns Arquivos Distritais (ADBJA, ADFAR, ADPTG, ADSTB)”, apresenta a intervenção realizada num documento pertencente ao Arquivo Distrital de Setúbal. Trata-se de um “Inventário obrigatório” do fundo Tribunal Judicial da Comarca de Almada (código de referência PT/ADSTB/JUD/TJCALM/1/001/01200; cota 14/9995/2976).
Ao nível do suporte, a maioria dos fólios apresenta margens queimadas tornando-as fragilizadas e quebradiças resultando, consequentemente, em perda de informação. Este avançado estado de degradação comprometia o manuseamento e impedia o seu acesso. Neste sentido foi realizada a consolidação dos fólios com materiais estáveis e reversíveis, respeitando assim a sua autenticidade e integridade, salvaguardando-se a informação existente, permitindo a sua consulta, disponibilização e preservação a longo prazo. Finalizada a intervenção dos fólios a sua costura foi realizada de acordo com a técnica original.
Poderá consultar o registo descritivo do documento no DigitArq do Arquivo Distrital de Setúbal, disponível em: https://digitarq.adstb.arquivos.pt/details?id=1233497