31 de Agosto de 2015
Registo de batismo de Manuel Maria Barbosa du Bocage
No ano em que se celebram os 250 anos do seu nascimento, o Arquivo Distrital de Setúbal disponibiliza o registo de batismo de Manuel Maria Barbosa du Bocage, filho de José Luís Soares e de Mariana Joaquina Xavier du Bocage, nascido em Setúbal a 15 de setembro de 1765 e batizado no dia 29 desse mesmo mês na paróquia de São Sebastião em Setúbal.
Bocage é uma das figuras mais marcantes e representativas da poesia portuguesa.
Foi também militar – tendo estado nas terras do Oriente -, e, enquanto literato, membro da academia literária Nova Arcádia, onde adotou o pseudónimo Elmano Sadino.
Bocage foi preso na cadeia do Limoeiro em agosto de 1797, tendo sido posterior e sucessivamente transferido para os cárceres da Inquisição de Lisboa em dezembro do mesmo ano (“pelas culpas de compor algumas obras heréticas”), enviado em fevereiro de 1798 para o Convento de S. Bento e finalmente confinado no Real Hospício das Necessidades. Saiu em liberdade ainda no ano de 1798.
Faleceu em Lisboa, a 21 de dezembro de 1805, com 40 anos.
O referido registo integra o livro de registos de batismos número 8 da Paróquia de São Sebastião (Setúbal), e localiza-se na folha 176 verso, 3º registo (PT/ADSTB/PRQ/PSTB05/001/00008).
Poderá aceder aqui à transcrição paleográfica do registo de batismo de Manuel Maria Barbosa du Bocage.