Saltar os Menus

Notícias

14 de Abril de 2022

Concurso Infantil “O que os arquivos contaram sobre as pandemias” – Iberarquivos

Concurso Infantil “O que os arquivos contaram sobre as pandemias” – Iberarquivos
O programa de cooperação Iberarquivos tem o prazer de o convidar para participar no concurso infantil “O que os arquivos contaram sobre as pandemias”, no qual podem participar todas as crianças entre os 9 e os 12 anos.
O concurso faz parte da iniciativa do novo microsite “Na pele dos nossos antepassados: Recursos pedagógicos para o conhecimento da luta contra as pandemias históricas através de arquivos e aulas para meninos e meninas na Ibero-América perante a COVID-19” e responde à pergunta: Que recomendações daria a outras crianças / como lidar com uma pandemia?
O objetivo do concurso é que as crianças apresentem um trabalho numa das seguintes modalidades: desenho, texto-escrita ou vídeo, no qual nos mostrem o que aprenderam no microsite e como podemos lidar com a COVID-19 com base nas lições do passado, testemunhadas nos documentos de arquivo.
O concurso estará aberto até 8 de julho do corrente ano e os trabalhos podem ser enviados para o e-mail: summoniberarchivos@gmail.com ou por correio, para a Secretaria Técnica em Madrid.
Convidamos todos os professores a conhecer o guia pedagógico e o microsite e usá-los como uma ferramenta de aprendizagem inclusiva para os meninos e meninas da Ibero-América neste período de mudanças educacionais repentinas e sem precedentes.
Os Iberarquivos querem contribuir de forma inovadora para a educação virtual, com base nas fontes primárias dos arquivos Ibero-Americanos, pois os arquivos encerram o legado dos nossos antepassados, um testemunho do que fomos e a chave para a compreensão do que somos e seremos como humanidade.
É importante notar que este concurso é uma oportunidade para as crianças dos 18 países membros interagirem e competirem mas, acima de tudo, para contribuir para uma reflexão em tempos de pandemia. Este evento é o reflexo de grandes sinergias a nível ibero-americano e queremos convidá-lo a ser parte fundamental.

Para mais informações aceda ao site: http://enlapieldenuestrosantepasados.com/pt/1815-2

Assista à apresentação do microsite em: https://www.youtube.com/watch?v=3PTpSFxypNY

Esta notícia foi publicada em 14 de Abril de 2022 e foi arquivada em: Geral.