Saltar os Menus

Notícias

8 de Março de 2023

Intervenção de conservação em documentos

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no âmbito do projeto “Intervenção de conservação em documentos retirados de acesso que se encontravam em avançado estado físico de degradação no ANTT e em alguns Arquivos Distritais (ADBJA, ADFAR, ADPTG, ADSTB)”, apresenta a intervenção realizada num documento pertencente ao Arquivo Distrital de Setúbal. Trata-se de um livro de notas para atos e contratos entre vivos, do fundo Cartório Notarial de Azeitão – 2.º Ofício (código de referência PT/ADSTB/NOT/2CNSTB04/001/0006).
O documento continha vestígios de uma encadernação meia-inglesa, com lombada em pele e papel pintado com dois tons. Encontrava-se em avançado estado de degradação, apresentando lacunas significativas tanto no suporte gráfico, como no material utilizado na encadernação.

Foram intervencionados os fólios (de forma a obter os respetivos cadernos) e os elementos constituintes da encadernação. A costura foi feita sobre nervos em corda seguindo o método da encadernação original.

Poderá consultar o registo descritivo do documento no DigitArq do Arquivo Distrital de Setúbal, disponível em: https://digitarq.adstb.arquivos.pt/details?id=1162642

Esta notícia foi publicada em 8 de Março de 2023 e foi arquivada em: Geral.